ENSINO

ECEMAR realiza exercício “Manobra de Crise”

O exercício simula uma crise internacional político-estratégica em um cenário fictício
Publicada em: 14/08/2024 14:11
Imprimir
Fonte: ECEMAR, Cel Av R1 Schenk, Cel Av R1 Mario Ribeiro
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

Manobra de Crise - Integrantes do Plenário A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), localizada no Campo dos Afonso, no Rio de Janeiro (RJ), realizou entre os dias 01 e 08/08 o exercício “Manobra de Crise”, parte integrante do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA).

A “Manobra de Crise” é um exercício que simula uma crise internacional político-estratégica, em um cenário fictício, no qual os Oficiais-Alunos empregam, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Como componentes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), os Oficiais-Alunos são confrontados com várias situações, no nível político e estratégico.

Dois eventos formaram o “clímax” da crise: uma Coletiva de Imprensa, onde o Media Trainning com equipe CECOMSAERChefe do EMCFA e seus assessores esclareceram acerca dos eventos envolvendo a Força Aérea do país; e uma Audiência Pública no Congresso Nacional onde foram sabatinados sobre a resposta das Forças Armadas às ameaças estrangeiras.

Para esses dois eventos, a ECEMAR contou com uma equipe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), especializada em Assessoria de Imprensa, que ministrou Media Training e orientou a conduta dos participantes. Já a Audiência Pública contou, ainda, com a colaboração de oficiais do Corpo Docente da Universidade da Força Aérea (UNIFA), membros da comissão parlamentar fictícia.

Para o Oficial-Aluno do CPEA, Coronel Intendente Carlos José Rodrigues. “O Exercício Manobra de Crise foi uma excelente oportunidade para simularmos a análise de um evento em um cenário complexo e multidomínio que conduziu o assessoramento para a tomada de decisão das autoridades competentes”, concluiu.

Palestrantes do SimposioEm preparação ao Exercício, foram realizados dois simpósios. O primeiro abordou os aspectos estratégicos envolvidos na guerra da Ucrânia x Rússia, permitindo aos Oficiais-Alunos uma análise do conflito e posterior debate com os palestrantes sobre o emprego militar nos domínios naval, terrestre e aeroespacial. Participaram do evento, o Comandante da Reserva Leonardo Mattos (EGN), o Professor Sandro Teixeira Moita (ECEME) e o Coronel Aviador  Carlos Eduardo Valle Rosa (UNIFA).

Já no segundo Simpósio, foram abordados temas relacionados às ameaças complexas contra o estado moderno. O Professor Jacintho (ESG) iniciou a atividade explicando as características dessas ameaças e como elas prejudicam a segurança dos Estados, sendo sucedido pela Professora Beatriz Mattos (PUC-RJ), que explanou sobre as mudanças climáticas e suas consequências para a Defesa Nacional. Ao final do evento, o Professor Simões (ECEME) fez uma apresentação sobre os desafios que a gestão de refugiados gera aos Estados.

Audiência Simulada no Cengresso NacionalOs dois Simpósios tiveram o objetivo de provocar a reflexão e o pensamento crítico nos Oficiais-Alunos do CPEA sobre temas modernos e ligados à área de Defesa. O Cel Av Utzig, Oficial-Aluno do CPEA, declarou que "a participação nos simpósios provocou uma atualização de conhecimentos, principalmente no emprego de novas tecnologias e doutrinas militares. Além disso, a análise de novos atores que ameaçam a segurança da nação irá possibilitar o estudo de como aperfeiçoar o poder aeroespacial para contribuir com a manutenção dos interesses do país."

CPEA 

O Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais é o último curso de carreira e visa prover ao Oficial Superior os conhecimentos necessários para poder atuar na Alta Administração do COMAER. Além disso, o curso abrange competências específicas voltadas para atender às necessidades relacionadas ao preparo e emprego do Poder Aeroespacial no âmbito político e estratégico. A diplomação do CPEA está prevista para o dia 20/09.

Fotos: ECEMAR